Fórum sobre jogos de DB, DBZ, DBGT e DBAF feitos no RPG Maker e Game Maker!

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Novo Blog vejam:Click Aqui para entrar

Compartilhe | 

Sistema de Corrida e Pulo Avançados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Bruno_Gam

Pontos : 474

MensagemAssunto: Sistema de Corrida e Pulo Avançados   Ter Out 16, 2012 3:53 pm

Consiste em fazer o personagem correr com um botão pressionado, e pular quando outro botão for pressionado.

Criador: Van
______________________________________________________________________________________________________________

Primeiro de tudo deixar claro que, apesar do tutorial ser feito pelo RM VX, o sistema é totalmente compatível com os outros.

Bom, o próprio RM VX vem com um sistema de correr (tecla SHIFT), mas como não é possível mexer nele (acho que dá por RGSS2, mas não é esse o caso) vamos refazer com outra tecla, a tecla S. O pulo será na A.

Pra começar, tem um conceito que eu criei (alguns até conhecem) chamado VVD. Significa Variação de Velocidade e Distância. Este conceito é aplicável em vários sistemas, neste também.

Pra começar, crie um mapa qualquer com a altura maior que a largura (ou vice-versa), e decore-o como quiser. Mas é preciso que coloque obstáculos de dois e quatro quadrados. Eu fiz uma rua meio abandonada, aqui meu exemplo:

Dica:
Eu vi um jogo de RM VX em que tinha um erro nas portas. Notem que eu fiz uma passagem quadrada para as portas quadradas e uma passagem arredondada para as portas arredondadas. Fica mais real. ^^

Agora crie um evento no mapa e classifique-o como Processo Paralelo. Nos Comandos de Evento, coloque uma "Condição" (Aba 1, Comandos de Sistema), quarta aba, Tecla. Selecione Y, que é a tecla S. (Para mais informações, teste o jogo e aperte F1, depois vá na última aba), deixe uma exceção.

Dentro da condição, coloque um "Mover Evento", (Comandos de Movimento, Aba 2) e vá em "Mudar Velocidade" para "6: Muito Rápida".
Na Excecão faça exatamente a mesma coisa, mas mude a velocidade para "4: Normal".

Ao final, seu evento deve ficar assim:

Feito, agora enquanto você segurar a tecla S o personagem aumentará de velocidade.

Dica:
Você pode colocar para mudar a velocidade "5: Rápida" se não quiser que o personagem corra muito.

Agora vamos ao pulo!
Aqui vai acontecer o seguinte, se você estiver correndo o personagem pula quatro quadrados. Se estiver andando ele pula dois. Se estiver parado não pula nada, apenas um pulinho pra cima.
Mãos a obra!

Ainda nesse evento e dentro da condição (atenção, não é na exceção, é na condição mesmo) vamos criar outra condição com exceção. Esta deve ser caso o personagem esteja virado para baixo (Aba 3). Dentro da exceção, faça uma igual a esta, mas virado para Esquerda. Depois faça igual para Direita e Cima, todas com exceção (inclusive a última).

Faça exatamente igual na exceção.

Ao final, a condição deve ficar desse jeito:

Agora vamos ao que interessa. Dentro de cada condição/exeção de movimento, você vai colocar uma outra condição de tecla, sem exeção que será a tecla X (que na verdade é A ). E dentro de cada condição de tecla A, um movimento de pulo para a respectiva direção. Atenção, na condição de velocidade 6 o pulo deverá ter quatro quadrados de distância, e na exeção da velocidade 4 o pulo deverá ter apenas 2. Mas acontece que deverá ser 5 e 3, pois depois de pular os quadrados o personagem vai cair depois do obstáculo. Nas ultimas exeções (onde não condição de direção, coloque apenas um pulo sem direção).

Importante: Marque "Ignorar se impossível" em todos os pulos.

Pode parecer meio complicado, mas veja como é facil:

É isso aí! ^^

______________________________________________________________________________________________________________

Agradecimento á Van por ter criado o sistema, e a Santuário RPG Maker onde este ótimo tutorial foi postado.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ninjutsus Avançados
» Sistema de Corrida estilo [Classico Road Fighter]
» Sistema de Pulo simples
» Sistema de pulo v1.0
» Mukirana - Falha no Sistema ou Sacanagem?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Dragon Ball Z Ultimate :: Engines :: RPG Maker :: Tutoriais-
Ir para: