Sistema Catepillar Básico

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Mensagem por Bruno_Gam em Ter Out 16, 2012 4:10 pm

Sistema Catepillar Básico
Consiste em o personagem seguir o outro, como um "Siga o líder".

Criado por: TanatosMaker
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Em primeiro lugar crie um mapa vazio de 20x15, nomeio de "Catepillar" ou "Template" ou "Template para Catepillar".

Dentro dele crie um Evento nomeio de "NPC", "Parceiro" ou "Objeto", o que preferir.
O evento que será o parceiro ou objeto sempre deve ter a mesma ID em todos os mapas, tipo se no mapa principal ele é o evento 0001, no mapa dentro de uma casa ele também deve ser o 0001.

Sistema Catepillar Básico Catepillar01

Altere o gráfico para um de sua preferência, como um personagem ou um objeto, coloqueo em "Parallel Process"(Processo Paralelo).

Dentro do evento crie 4 forks(Condições), uma para cada direção do "Hero"(Heroi), retire o "Add ELSE Case"(Exeção).
Sendo elas "Up"(Cima), "Right"(Direita), "Down"(Baixo) e "Left"(Esquerda).

Sistema Catepillar Básico Catepillar02

Ficará assim:
Código:
<>FORK Optn:Hero - Up Face Direct
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Right Face Direct
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Down Face Direct
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Left Face Direct
  <>
:END Case
<>

Dentro de cada fork crie um "Move Evento" no Evento "This Event" e o movimento deve ser "Face" para a mesma "direção" da Fork.

Face Up para Fork Up, Face Right para Fork Right, etc.

Sistema Catepillar Básico Catepillar03

No fim ficará assim:

Sistema Catepillar Básico Catepillar04

Agora crie uma nova página ativa por uma Switch que você deve criar chamada de "Catepillar" ou "Catepillar Ativo".
A página deve ter o mesmo gráfico, só que a condição de inicio dela deve ser "On Hero Touch"(Ao toque do Herói).

Agora vá até a opção "Movement Type" e mude de "Stay Still" para "By Its Route"(Por está rota).

Sistema Catepillar Básico Catepillar05

Logo após clique em "Edit Route...", aparecerá uma janela de movimento do próprio evento, coloque um "Normal Face Hero"(Olhar para o Herói) e um "Step Toward Hero"(Seguir Herói).
Selecione a opção "Repeat Action"(Repetir movimento) e "Ignored if can't be Moved".

Sistema Catepillar Básico Catepillar06

Agora dentro dos "Evento" crie um "Move Event" no Evento "This Event"(Este Evento).
O movimento deve ser o seguinte:

Start Slip Trough(Escorregar), Normal Face Hero(Olhar para o herói), Step Forward(Seguir Herói) e End Slip Trough(Parar de escorregar).
Retire a opção "Repeat Action"(Repetir movimento) e colque a "Ignored if can be Moved".

Sistema Catepillar Básico Catepillar07

No fim está página ficará assim:

Sistema Catepillar Básico Catepillar08

Agora crie um novo evento, chamado de "Iniciar Catepillar".
Não coloque gráfico nele, dentro do evento crie duas "Change Variable" uma pegando o valor X(Nomeia como X-Heroi) do heroi no mapa e outra a Y(Nomeia como Y-Herói) em variaveis diferentes.

Agora crie 4 Forks pela direção do Evento Hero(Herói ou Personagem).
Igual no outro evento.

Dentro da Fork Up crie um "Change Variable" e coloque "Somar" 1 na variavel "Y-Hero".

Dentro da Fork Right crie um "Change Variable" e coloque "Subtrair" 1 na variavel "X-Hero".

Dentro da Fork Down crie um "Change Variable" e coloque "Subtrair" 1 na variavel "Y-Hero".

Dentro da Fork Left crie um "Change Variable" e coloque "Somar" 1 na variavel "X-Hero".

Ficará assim:
Código:
<>FORK Optn:Hero - Up Face Direct
  <>Variable Ch:[XXXX:Y-Heroi] + , 1
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Right Face Direct
  <>Variable Ch:[XXXX:X-Heroi] - , 1
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Down Face Direct
  <>Variable Ch:[XXXX:Y-Heroi] - , 1
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Left Face Direct
  <>Variable Ch:[XXXX:X-Heroi] + , 1
  <>
:END Case
<>

Após as Forks crie um "Setup Event"(Set Event Place) um tipo de teleport para eventos, mude as coordenadas para "By Variable" e selecione a variavel "X-Heroi" para X e a "Y-Heroi" para Y.

Sistema Catepillar Básico Catepillar11

Após isso crie um "Change Switch" que altere para ON a Switch criada por você como o nome "Catepillar" ou "Catepillar Ativo".

No final tudo ficará assim:

Sistema Catepillar Básico Catepillar12

Agora basta criar uma nova página que seje ativa pela Switch "Catepillar" ou "Catepillar Ativo".
Nela não deve ter nada e a opção de evento altere para Push Key.

Sistema Catepillar Básico Catepillar13

Agora que terminou, este mapa que você criou com apanas estes dois eventos deve servi apenas para copiar e criar novos mapas já com o sistema funcionando e para garantir que a ID do evento "Parceiro" sempre seje igual em todos os mapas.

Sistema Catepillar Básico Catepillar14

Conclusão:
As condições para ativar o Catepillar vão de sua preferência, pode ser um Switch, um item adicionado ou um Personagem no grupo.
Se preferir aqui tem uma demo do sistema em funcionamento.

DEMO
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Agradecimento á TanatosMaker por ter criado o sistema, e a MRM onde este ótimo tutorial foi postado.

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Sistema Catepillar Básico 30uw9p5
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