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 Sistema Catepillar Básico

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Bruno_Gam

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MensagemAssunto: Sistema Catepillar Básico   Ter Out 16, 2012 4:10 pm

Sistema Catepillar Básico
Consiste em o personagem seguir o outro, como um "Siga o líder".

Criado por: TanatosMaker
______________________________________________________________________________________________________________

Em primeiro lugar crie um mapa vazio de 20x15, nomeio de "Catepillar" ou "Template" ou "Template para Catepillar".

Dentro dele crie um Evento nomeio de "NPC", "Parceiro" ou "Objeto", o que preferir.
O evento que será o parceiro ou objeto sempre deve ter a mesma ID em todos os mapas, tipo se no mapa principal ele é o evento 0001, no mapa dentro de uma casa ele também deve ser o 0001.



Altere o gráfico para um de sua preferência, como um personagem ou um objeto, coloqueo em "Parallel Process"(Processo Paralelo).

Dentro do evento crie 4 forks(Condições), uma para cada direção do "Hero"(Heroi), retire o "Add ELSE Case"(Exeção).
Sendo elas "Up"(Cima), "Right"(Direita), "Down"(Baixo) e "Left"(Esquerda).



Ficará assim:
Código:
<>FORK Optn:Hero - Up Face Direct
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Right Face Direct
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Down Face Direct
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Left Face Direct
  <>
:END Case
<>

Dentro de cada fork crie um "Move Evento" no Evento "This Event" e o movimento deve ser "Face" para a mesma "direção" da Fork.

Face Up para Fork Up, Face Right para Fork Right, etc.



No fim ficará assim:



Agora crie uma nova página ativa por uma Switch que você deve criar chamada de "Catepillar" ou "Catepillar Ativo".
A página deve ter o mesmo gráfico, só que a condição de inicio dela deve ser "On Hero Touch"(Ao toque do Herói).

Agora vá até a opção "Movement Type" e mude de "Stay Still" para "By Its Route"(Por está rota).



Logo após clique em "Edit Route...", aparecerá uma janela de movimento do próprio evento, coloque um "Normal Face Hero"(Olhar para o Herói) e um "Step Toward Hero"(Seguir Herói).
Selecione a opção "Repeat Action"(Repetir movimento) e "Ignored if can't be Moved".



Agora dentro dos "Evento" crie um "Move Event" no Evento "This Event"(Este Evento).
O movimento deve ser o seguinte:

Start Slip Trough(Escorregar), Normal Face Hero(Olhar para o herói), Step Forward(Seguir Herói) e End Slip Trough(Parar de escorregar).
Retire a opção "Repeat Action"(Repetir movimento) e colque a "Ignored if can be Moved".



No fim está página ficará assim:



Agora crie um novo evento, chamado de "Iniciar Catepillar".
Não coloque gráfico nele, dentro do evento crie duas "Change Variable" uma pegando o valor X(Nomeia como X-Heroi) do heroi no mapa e outra a Y(Nomeia como Y-Herói) em variaveis diferentes.

Agora crie 4 Forks pela direção do Evento Hero(Herói ou Personagem).
Igual no outro evento.

Dentro da Fork Up crie um "Change Variable" e coloque "Somar" 1 na variavel "Y-Hero".

Dentro da Fork Right crie um "Change Variable" e coloque "Subtrair" 1 na variavel "X-Hero".

Dentro da Fork Down crie um "Change Variable" e coloque "Subtrair" 1 na variavel "Y-Hero".

Dentro da Fork Left crie um "Change Variable" e coloque "Somar" 1 na variavel "X-Hero".

Ficará assim:
Código:
<>FORK Optn:Hero - Up Face Direct
  <>Variable Ch:[XXXX:Y-Heroi] + , 1
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Right Face Direct
  <>Variable Ch:[XXXX:X-Heroi] - , 1
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Down Face Direct
  <>Variable Ch:[XXXX:Y-Heroi] - , 1
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Left Face Direct
  <>Variable Ch:[XXXX:X-Heroi] + , 1
  <>
:END Case
<>

Após as Forks crie um "Setup Event"(Set Event Place) um tipo de teleport para eventos, mude as coordenadas para "By Variable" e selecione a variavel "X-Heroi" para X e a "Y-Heroi" para Y.



Após isso crie um "Change Switch" que altere para ON a Switch criada por você como o nome "Catepillar" ou "Catepillar Ativo".

No final tudo ficará assim:



Agora basta criar uma nova página que seje ativa pela Switch "Catepillar" ou "Catepillar Ativo".
Nela não deve ter nada e a opção de evento altere para Push Key.



Agora que terminou, este mapa que você criou com apanas estes dois eventos deve servi apenas para copiar e criar novos mapas já com o sistema funcionando e para garantir que a ID do evento "Parceiro" sempre seje igual em todos os mapas.



Conclusão:
As condições para ativar o Catepillar vão de sua preferência, pode ser um Switch, um item adicionado ou um Personagem no grupo.
Se preferir aqui tem uma demo do sistema em funcionamento.

DEMO
______________________________________________________________________________________________________________

Agradecimento á TanatosMaker por ter criado o sistema, e a MRM onde este ótimo tutorial foi postado.

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