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 Sistema de ABS simples

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Bruno_Gam

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MensagemAssunto: Sistema de ABS simples   Ter Out 16, 2012 6:05 pm

Sistema de ABS Simples
Consiste em um "Action Battle System", que simula batalhas em campo e tempo real.

Criador: h4wrt

______________________________________________________________________________________________________________

Vamos direto ao assunto:
Primeiro abra o seu DATABASE e vá em "eventos comuns" (common events)
Crie um evento chamado "ABS", coloque-o em processo paralelo, e adicione os seguintes comandos:
Código:
<>Definir teclas : [tecla_do_abs]    (((a tecla de ataque)))
<>IF-THEN:Var [tecla_do_abs] - 5            (((será "Z")))
  <>Mudar switch : [cena 1 inimigo] tornar ON
  <>
EXcessão - Else
  <>Mudar switch : [cena 1 inimigo] tornar OFF
  <>
:FIM caso
<>

A tecla tem de ser qualquer uma, no caso alí está 5 que é "Z". mas t podes modifica-la.

Agora vamos configurar o inimigo:

1º Crie um evento aonde você acha que o inimigo deve estar, dê um gráfico a ele, coloque na posição de "Apertar Tecla" e bote- o pra seguir o herói...

E adicione os seguintes comandos:
Código:
<> mostrar animação : punch_A, herói.        (((animação da porrada)))
<>flash em personagem/char: herói, 0.5sg
<>mover evento : herói, esperar                (((pra não se adiantar)))
<>mover evento : este evento, esperar, esperar, esperar, esperar, esperar
<>Receber dano : todo o grupo  45 pontos de dano
<>

Tanto a animação quanto o dano é você quem decide.

Crie uma nova página no evento, com o mesmo gráfico, pressionar tecla e fugir do herói (agora que o monstro apanha ele não vai ficar né..). você deve colocar nessa página a condição (não fork) da pagina coloque-a de switch "cena 1 inimigo" aquela do evento comum.

E nesse adicione os seguintes comandos: (tá chato já né?...)
Código:
<>IF-THEN: "fulano_de_tal" está no grupo
  <>Mostrar animação: sword A, Este evento  (((animação do herói)))
  <>Variável: [monstro 1] + , "fulano_de_tal" ataque  ((( atk do herói)))
  <>Mover evento :  Herói, esperar
  <>Mover evento :  Este evento, esperar
  <>Mudar switch : [cena 1 inimigo] tornar OFF
  <>Mudar EXP:  do grupo    Exp -  18 somar

Agora caso tenha + personagens faça uma dessas fork's ai acima pra cada um.
a xp você pode modificar, eu coloco 18 como padrão porque o que influencia é o HP do bicho...

Agora pra terminar (ufa!) crie uma nova página, com um gráfico de caveira, pó, cinzas ou mesmo nada.
na condição da página coloque se a variável "monstro1" tiver igual ou + de 200 (no caso é o HP do bicho).


Agora o respawn (opcional)
É bem simples:
Add os seguintes comandos: (na caveira, pó ou cinzas e add o processo paralelo)
Código:
<>Esperar : 60.0 sg
<>Esperar : 60.0 sg
<>Variável: [monstro1] set, 0

ÊÊÊ!!!
Acabou!
Pronto, o tempo de respawn você pode modificar.
Você usará 1 variável por monstro.
Pouco não acham!
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Agradecimento á decq por ter criado o sistema e a h4wrt por te-lo modificado, e a MRM onde este ótimo tutorial foi postado.

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