Fórum sobre jogos de DB, DBZ, DBGT e DBAF feitos no RPG Maker e Game Maker!

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Novo Blog vejam:Click Aqui para entrar

Compartilhe | 

Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Bruno_Gam

Pontos : 474

MensagemAssunto: Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam)   Dom Nov 17, 2013 9:18 pm

Transformação no Mapa
Consiste em um sistema feito para que ao alcançar um certo nível o personagem possa se transformar e se destransformar quando quiser.

Criador: Bruno_Gam
______________________________________________________________________________________________________________

Bom galera depois de um pedido feito pelo nosso amigo Sidney Thor, eu resolvi criar este simples tutorial pra que vocês pudessem conseguir fazer o seu próprio sistema de transformação no mapa, e por eu ter muitos arquivos sobre a temática Dragon Ball, vou utilizar arquivos sobre Dragon Ball neste tuto, mas ele pode ser utilizado em qualquer outro tipo de jogo, depois desta breve explicação vamos lá!

Para começar a criá-lo, primeiro precisaremos das seguintes coisa:

- O charset do personagem normal e se transformando.
Ex:  
(Ambas colocadas na pasta Charset do seu jogo)

Depois de ter feito isto, vá no seu jogo e abra o "Database" dele, já dentro do database, vá na aba "Skills" ou se utilizar um RM em português "Técnicas", nela crie 2 skills, primeiro uma chamada "Transormação", nela você coloca a explicação que desejar na aba "Explanation(Explicação)", deixe-a classificada como switch, e deixe a parte "Avaible(Disponível)" em apenas "Field(Campo)', assim vai poder utilizá-la apenas no campo, e não em batalha, depois em "ON Switch(Alavanca ON)" crie uma switch chamada "Trans SSJ", depois repita o processo com uma skill denominada "Destransformação", nela você apenas mudará a explicação e criará uma switch chamada "Trans OFF", como nas imagens abaixo:

Agora vá na aba "Common Events" ou se utilizar um RM em português " Eventos Comuns".
Nela crie 3 eventos, um em "Parallel Process(Processo Paralelo)" denominado como "Chegou ao nível", ou qualquer outra coisa que você queira,  e os outros 2 eventos em "Auto Start", um denomine de "Tornou-se SSJ" e o outro de "Destransformar";

Depois de criar os eventos, vamos as "Switchs" que tornarão os eventos estáveis, no evento "Chegou ao Nível", ao lado da caixa onde você deixou o evento em Parallel Process, você encontrará uma caixa de switchs, abra ela e crie uma switch denominada  "Trans ON", como na imagem abaixo:

Agora vá no evento "Tornou-se SSJ", e faça o mesmo processo acima, só denomine a switch como "Trans SSJ", depois faça o mesmo no evento "Destransformar", e coloque a switch como "Trans OFF", e deve ficar assim:

Feito isto vamos começar a trabalhar nos eventos, primeiramente trabalharemos com o evento "Chegou ao nível":

- Clique novamente no evento e depois selecione "Message Style(Estilo de Mensagem)" e coloque Window Normal e Window Position Mid, assim como na imagem abaixo:

- Depois crie um "Wait(Esperar)" de 3.0s
- Agora crie uma "Fork Condition(Condição IF)", nela selecione a segunda aba, depois clique em "Hero(Herói)", lá coloque o personagem, que no nosso caso é o Goku, e selecione "Is in the Party( Estar no grupo), assim como na imagem abaixo:

Dentro da Fork que acabamos de criar, crie outra Fork, seguindo o mesmo da primeira, só que ao invés de colocar "Is in the Party(Esta no grupo)", colocaremos em "Level(Nível)", ai você coloca o nível que quiser, aqui eu trabalharei com o nível 20, depois de feito isso marque o "Options(Opção)" como "Add Else Case(Adicionar Caso)" como na imagem abaixo:

-Dentro desta Fork, selecione  "Select Face(Selecionar face)" e escolha "Erase(Apagar)" como na imagem abaixo:

- Clique novamente na Fork e depois selecione "Message Style(Estilo de Mensagem)" e coloque Window Normal e Window Position Mid, assim como fizemos lá atrás.

- Agora crie um "Show Message(Mensagem)", e escreva o que você quer que apareça quando seu personagem alcançar o nível correto. Ex: "Agora você pode se transformar em SSJ, basta entrar no menu e selecionar a habilidade <Transformar>."

- Crie um "Change Skill(Trocar Skill), e em "Fix(Fixo)" coloque o personagem Goku, e em Set coloque "Memorize Skill(Memorizar Skill), e depois em "Change Tech Skill", selecione <Transformação SSJ>, assim como na imagem abaixo:

- Agora vá em "Change Switch(Mudar Switch)" e selecione a switch que criamos, denominada "Trans ON" e coloque-a como OFF set, como na imagem abaixo:

- Clique em "Message Style(Estilo de Mensagem)" e em Window Format selecone "Normal" e em Window Position deixe como "Up(Acima)"

E pronto terminamos o primeiro evento, e tudo deve ficar desta forma:

Agora vamos ao segundo evento, o "Tornou-se SSJ".

- Primeiro criaremos uma "Fork Condition(Condição Fork)", e nela selecionaremos a segunda aba, nela colocaremos em "Hero(Herói)" como Goku, e na opção abaixo colocaremos "Is in the party(Esta no grupo)", como na imagem abaixo:

Dentro da Fork que acabamos de criar, crie outra Fork, seguindo o mesmo da primeira, só que ao invés de colocar "Is in the Party", colocaremos em "Level(Nível)", ai você coloca o nível que quiser, aqui eu trabalharei com o nível 20(Como no outro evento que acabamos de criar), depois de feito isso não marque o "Options(Opção)".

- Agora vá em "Change Party(Trocar grupo)" e selecione o personagem "Goku Normal" e coloque-o no grupo selecionando "Add member(Adicionar membro)".

- E em seguida vá em "Change Party" novamente e selecione o personagem "Goku" e selecione "Remove member(Remover membro)".

[Aqui você deve colocar a animação da transformação que você criou utilizando Battlesets, e nesse caso eu criei duas formas distintas , mas vocês podem utilizar quantas quiserem]

- Vamos agora em "Show Battle Animation(Mostrar animação)", nela selecione na caixa Battle animation a animção que você criou, e em "Object Character(Objeto)" coloque "Hero(Herói)", e em options coloque "Wait Until Done(Espere terminar)", como na imagem abaixo:

[Você pode repetir essa animação quantas vezes quiser, ai vai de você]

- Depois faremos outro "Change Party(Trocar grupo)" e nele selecionaremos o personagem "Goku SSJ" e colocaremos ele no grupo selecionando "Add member(Adicionar membro)".

- Feito isso criaremos um "Screen Flash", nele colocaremos a cor que quisermos, nesse caso eu coloquei dourado, e na opção "Time(Tempo)" coloque 6, assim como na imagem abaixo:

- E em seguida vá em "Change Party" novamente e selecione o personagem "Goku Normal" e selecione "Remove member(Remover membro)".

[Aqui você deve colocar a animação da transformação que você criou utilizando Battlesets, e nesse caso eu criei duas formas distintas , mas vocês podem utilizar quantas quiserem]

- Vamos agora em "Show Battle Animation(Mostrar animação)", nela selecione na caixa Battle animation a animção que você criou, e em "Object Character(Objeto)" coloque "Hero(Herói)", e em options coloque "Wait Until Done(Espere terminar)", como na imagem abaixo:

[Assim como acima você pode repetir essa animação quantas vezes quiser]

- Crie outro "Change Party(Trocar grupo)" e nele selecionaremos o personagem "Goku"(O que já esta na forma SSJ) e colocaremos ele no grupo selecionando "Add member(Adicionar membro)".

- E em seguida crie outro "Change Party" novamente e selecione o personagem "Goku SSJ" e selecione "Remove member(Remover membro)".

- Agora crie um "Full Recovery(Cura total)" e selecione "All Prty Members(Todos os membros do grupo)".

- Após feito isso, crie um "Wait(Esperar)" de 0.6s.

- E em seguida crie um "Change Switch" e selecione a switch "Trans SSJ" em OFF, como na imagem abaixo:

E tudo deve ficar assim:

Agora iremos para o terceiro e último evento, o "Destransformando".

- Novamente criaremos uma "Fork Condition(Condição Fork)", e nela selecionaremos a segunda aba, nela colocaremos em "Hero(Herói)" como Goku, e na opção abaixo colocaremos "Is in the party(Esta no grupo)", como na imagem abaixo:

- Dentro dela criaremos uma "Play SE(Tocar Som)", nela selecionaremos um som que quisermos, para dar o efeito na destransformação.

- Agora criaremos um "Flash Character(Flash no Personagem)", e na caixa chamada "Event(Evento) colocaremos Hero(Herói), escolheremos a cor do flash que quisermos, e em "Time(Tempo)" colocaremos 8, e em "Options(Opção)" selecionaremos "Wait Until Done(Esperar acabar)", assim como na imagem abaixo:

- Crie outro "Change Party(Trocar grupo)" e nele selecionaremos o personagem "Goku"(O que esta na forma Normal) e colocaremos ele no grupo selecionando "Add member(Adicionar membro)".

- E em seguida crie outro "Change Party" novamente e selecione o personagem "Goku"(O que esta em SSJ) e selecione "Remove member(Remover membro)".

- Agora pra finalizar crie um "Change Switch(Mudar Switch)" e selecione a switch "Trans OFF" em OFF, como na imagem abaixo:

Tudo deve ficar como na imagem abaixo:

E Pronto o Sistema de Transformação em mapa esta terminado...

Espero que entendam este simples Tuto, criado da maneira mais explicativa possível, e que se interessem em trabalhá-lo e evoluí-lo pra que posteriormente seja usado em seus futuros projetos!

Grande abraço e espero que se divirtam construindo esse sistema!

Pontos : 29

MensagemAssunto: Re: Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam)   Sab Nov 30, 2013 6:34 am

O seu sistema consiste em fazer o personagens usar dois chars um para o estado normal e a transformaçao e o outro para ele se transformar mas o sistema que eu quero é apenas em que ele simplesmente se transforme em um determinavel level nao precisando usar uma imagem de transformaçao igual vc fez simples usar o corpo normal e fazer o sistema e dps fazer ele estar transformado mais nada.
Sera que voce me entendeu?

Bruno eu entendi o seu sistema de transformaçao mas agora eu preciso de ajuda em outra coisa vc poderia me ajudar?
Caso possa me ajudar olhe o que eu preciso aki:
http://www.mundorpgmaker.com.br/forum/index.php?topic=117309.msg1054101#msg1054101

Por mais que eu saiba mecher no RM2k eu descobri que so sei o basico o resto eu nao sei nada T_T

Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Sistema de Transformação criador eu[Com Demo,compatível com netplay V3]
» SISTEMA DE TRANSFORMAÇÃO NETPLAY V3/ COM DEMO AGORA
» [Alguem ajuda] erro ao instalar sistema de transformação por spell
» Mukirana - Falha no Sistema ou Sacanagem?
» Sistema de escolha de classe por pictures.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Dragon Ball Z Ultimate :: Engines :: RPG Maker :: Tutoriais-
Ir para: