Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam)

Ir em baixo

Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) Empty Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam)

Mensagem por Bruno_Gam em Dom Nov 17, 2013 9:18 pm

Transformação no Mapa
Consiste em um sistema feito para que ao alcançar um certo nível o personagem possa se transformar e se destransformar quando quiser.

Criador: Bruno_Gam
______________________________________________________________________________________________________________

Bom galera depois de um pedido feito pelo nosso amigo Sidney Thor, eu resolvi criar este simples tutorial pra que vocês pudessem conseguir fazer o seu próprio sistema de transformação no mapa, e por eu ter muitos arquivos sobre a temática Dragon Ball, vou utilizar arquivos sobre Dragon Ball neste tuto, mas ele pode ser utilizado em qualquer outro tipo de jogo, depois desta breve explicação vamos lá!

Para começar a criá-lo, primeiro precisaremos das seguintes coisa:

- O charset do personagem normal e se transformando.
Ex:Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) Goku_Kamehameha  Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) Goku_Ki
(Ambas colocadas na pasta Charset do seu jogo)

Depois de ter feito isto, vá no seu jogo e abra o "Database" dele, já dentro do database, vá na aba "Skills" ou se utilizar um RM em português "Técnicas", nela crie 2 skills, primeiro uma chamada "Transormação", nela você coloca a explicação que desejar na aba "Explanation(Explicação)", deixe-a classificada como switch, e deixe a parte "Avaible(Disponível)" em apenas "Field(Campo)', assim vai poder utilizá-la apenas no campo, e não em batalha, depois em "ON Switch(Alavanca ON)" crie uma switch chamada "Trans SSJ", depois repita o processo com uma skill denominada "Destransformação", nela você apenas mudará a explicação e criará uma switch chamada "Trans OFF", como nas imagens abaixo:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) AArb8vd
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) L8hwCvI


Agora vá na aba "Common Events" ou se utilizar um RM em português " Eventos Comuns".
Nela crie 3 eventos, um em "Parallel Process(Processo Paralelo)" denominado como "Chegou ao nível", ou qualquer outra coisa que você queira,  e os outros 2 eventos em "Auto Start", um denomine de "Tornou-se SSJ" e o outro de "Destransformar";

Depois de criar os eventos, vamos as "Switchs" que tornarão os eventos estáveis, no evento "Chegou ao Nível", ao lado da caixa onde você deixou o evento em Parallel Process, você encontrará uma caixa de switchs, abra ela e crie uma switch denominada  "Trans ON", como na imagem abaixo:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) Image

Agora vá no evento "Tornou-se SSJ", e faça o mesmo processo acima, só denomine a switch como "Trans SSJ", depois faça o mesmo no evento "Destransformar", e coloque a switch como "Trans OFF", e deve ficar assim:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) Image


Feito isto vamos começar a trabalhar nos eventos, primeiramente trabalharemos com o evento "Chegou ao nível":

- Clique novamente no evento e depois selecione "Message Style(Estilo de Mensagem)" e coloque Window Normal e Window Position Mid, assim como na imagem abaixo:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) Image

- Depois crie um "Wait(Esperar)" de 3.0s
- Agora crie uma "Fork Condition(Condição IF)", nela selecione a segunda aba, depois clique em "Hero(Herói)", lá coloque o personagem, que no nosso caso é o Goku, e selecione "Is in the Party( Estar no grupo), assim como na imagem abaixo:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) Image

Dentro da Fork que acabamos de criar, crie outra Fork, seguindo o mesmo da primeira, só que ao invés de colocar "Is in the Party(Esta no grupo)", colocaremos em "Level(Nível)", ai você coloca o nível que quiser, aqui eu trabalharei com o nível 20, depois de feito isso marque o "Options(Opção)" como "Add Else Case(Adicionar Caso)" como na imagem abaixo:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) Image

-Dentro desta Fork, selecione  "Select Face(Selecionar face)" e escolha "Erase(Apagar)" como na imagem abaixo:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) Image

- Clique novamente na Fork e depois selecione "Message Style(Estilo de Mensagem)" e coloque Window Normal e Window Position Mid, assim como fizemos lá atrás.

- Agora crie um "Show Message(Mensagem)", e escreva o que você quer que apareça quando seu personagem alcançar o nível correto. Ex: "Agora você pode se transformar em SSJ, basta entrar no menu e selecionar a habilidade <Transformar>."

- Crie um "Change Skill(Trocar Skill), e em "Fix(Fixo)" coloque o personagem Goku, e em Set coloque "Memorize Skill(Memorizar Skill), e depois em "Change Tech Skill", selecione <Transformação SSJ>, assim como na imagem abaixo:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) Image

- Agora vá em "Change Switch(Mudar Switch)" e selecione a switch que criamos, denominada "Trans ON" e coloque-a como OFF set, como na imagem abaixo:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) P36BXy8

- Clique em "Message Style(Estilo de Mensagem)" e em Window Format selecone "Normal" e em Window Position deixe como "Up(Acima)"

E pronto terminamos o primeiro evento, e tudo deve ficar desta forma:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) OIgrjm7

Agora vamos ao segundo evento, o "Tornou-se SSJ".

- Primeiro criaremos uma "Fork Condition(Condição Fork)", e nela selecionaremos a segunda aba, nela colocaremos em "Hero(Herói)" como Goku, e na opção abaixo colocaremos "Is in the party(Esta no grupo)", como na imagem abaixo:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) Image

Dentro da Fork que acabamos de criar, crie outra Fork, seguindo o mesmo da primeira, só que ao invés de colocar "Is in the Party", colocaremos em "Level(Nível)", ai você coloca o nível que quiser, aqui eu trabalharei com o nível 20(Como no outro evento que acabamos de criar), depois de feito isso não marque o "Options(Opção)".

- Agora vá em "Change Party(Trocar grupo)" e selecione o personagem "Goku Normal" e coloque-o no grupo selecionando "Add member(Adicionar membro)".

- E em seguida vá em "Change Party" novamente e selecione o personagem "Goku" e selecione "Remove member(Remover membro)".

[Aqui você deve colocar a animação da transformação que você criou utilizando Battlesets, e nesse caso eu criei duas formas distintas , mas vocês podem utilizar quantas quiserem]

- Vamos agora em "Show Battle Animation(Mostrar animação)", nela selecione na caixa Battle animation a animção que você criou, e em "Object Character(Objeto)" coloque "Hero(Herói)", e em options coloque "Wait Until Done(Espere terminar)", como na imagem abaixo:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) ZJycMfY


[Você pode repetir essa animação quantas vezes quiser, ai vai de você]

- Depois faremos outro "Change Party(Trocar grupo)" e nele selecionaremos o personagem "Goku SSJ" e colocaremos ele no grupo selecionando "Add member(Adicionar membro)".

- Feito isso criaremos um "Screen Flash", nele colocaremos a cor que quisermos, nesse caso eu coloquei dourado, e na opção "Time(Tempo)" coloque 6, assim como na imagem abaixo:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) JOrJQbT

- E em seguida vá em "Change Party" novamente e selecione o personagem "Goku Normal" e selecione "Remove member(Remover membro)".

[Aqui você deve colocar a animação da transformação que você criou utilizando Battlesets, e nesse caso eu criei duas formas distintas , mas vocês podem utilizar quantas quiserem]

- Vamos agora em "Show Battle Animation(Mostrar animação)", nela selecione na caixa Battle animation a animção que você criou, e em "Object Character(Objeto)" coloque "Hero(Herói)", e em options coloque "Wait Until Done(Espere terminar)", como na imagem abaixo:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) XmKpH1p

[Assim como acima você pode repetir essa animação quantas vezes quiser]

- Crie outro "Change Party(Trocar grupo)" e nele selecionaremos o personagem "Goku"(O que já esta na forma SSJ) e colocaremos ele no grupo selecionando "Add member(Adicionar membro)".

- E em seguida crie outro "Change Party" novamente e selecione o personagem "Goku SSJ" e selecione "Remove member(Remover membro)".

- Agora crie um "Full Recovery(Cura total)" e selecione "All Prty Members(Todos os membros do grupo)".

- Após feito isso, crie um "Wait(Esperar)" de 0.6s.

- E em seguida crie um "Change Switch" e selecione a switch "Trans SSJ" em OFF, como na imagem abaixo:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) PMRjX8N

E tudo deve ficar assim:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) VJJo2lk

Agora iremos para o terceiro e último evento, o "Destransformando".

- Novamente criaremos uma "Fork Condition(Condição Fork)", e nela selecionaremos a segunda aba, nela colocaremos em "Hero(Herói)" como Goku, e na opção abaixo colocaremos "Is in the party(Esta no grupo)", como na imagem abaixo:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) Image

- Dentro dela criaremos uma "Play SE(Tocar Som)", nela selecionaremos um som que quisermos, para dar o efeito na destransformação.

- Agora criaremos um "Flash Character(Flash no Personagem)", e na caixa chamada "Event(Evento) colocaremos Hero(Herói), escolheremos a cor do flash que quisermos, e em "Time(Tempo)" colocaremos 8, e em "Options(Opção)" selecionaremos "Wait Until Done(Esperar acabar)", assim como na imagem abaixo:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) WW5WEwY

- Crie outro "Change Party(Trocar grupo)" e nele selecionaremos o personagem "Goku"(O que esta na forma Normal) e colocaremos ele no grupo selecionando "Add member(Adicionar membro)".

- E em seguida crie outro "Change Party" novamente e selecione o personagem "Goku"(O que esta em SSJ) e selecione "Remove member(Remover membro)".

- Agora pra finalizar crie um "Change Switch(Mudar Switch)" e selecione a switch "Trans OFF" em OFF, como na imagem abaixo:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) 2853Rnn

Tudo deve ficar como na imagem abaixo:
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) MdDWtuc


E Pronto o Sistema de Transformação em mapa esta terminado...

Espero que entendam este simples Tuto, criado da maneira mais explicativa possível, e que se interessem em trabalhá-lo e evoluí-lo pra que posteriormente seja usado em seus futuros projetos!

Grande abraço e espero que se divirtam construindo esse sistema!


__________________________________________________
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) 30uw9p5
Bruno_Gam
Bruno_Gam

Mensagens : 206
Pontos : 474
Data de inscrição : 16/08/2012
Localização : Bauru/SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) Empty Re: Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam)

Mensagem por sidneythor em Sab Nov 30, 2013 6:34 am

O seu sistema consiste em fazer o personagens usar dois chars um para o estado normal e a transformaçao e o outro para ele se transformar mas o sistema que eu quero é apenas em que ele simplesmente se transforme em um determinavel level nao precisando usar uma imagem de transformaçao igual vc fez simples usar o corpo normal e fazer o sistema e dps fazer ele estar transformado mais nada.
Sera que voce me entendeu?

Bruno eu entendi o seu sistema de transformaçao mas agora eu preciso de ajuda em outra coisa vc poderia me ajudar?
Caso possa me ajudar olhe o que eu preciso aki:
http://www.mundorpgmaker.com.br/forum/index.php?topic=117309.msg1054101#msg1054101

Por mais que eu saiba mecher no RM2k eu descobri que so sei o basico o resto eu nao sei nada T_T

__________________________________________________
Sistema de Transformação no Mapa (Criador por Gam) QqQkMP5
sidneythor
sidneythor

Mensagens : 18
Pontos : 29
Data de inscrição : 20/11/2012
Idade : 24
Localização : Brasil , Minas Gerais , Belo Horizonte

Ver perfil do usuário http://sidneythor.deviantart.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum